[Artigo] Arch Linux – Minha historia com o sistema


Hoje em dia, os vários sabores de Linux existentes são crescentes, e a cada dia mais os Gnu/Linux vêm evoluindo. E hoje neste artigo, vou tentar convencer você a largar qualquer distro que você use e usar o Arch Linux.

Sei que é muito difícil sair de um sistema no qual usamos há anos, ainda mais quando nos acostumamos com ele, mas você deve concordar uma coisa comigo: Todos os ambientes de trabalho são iguais, não importa qual distro você use:  KDE, GNOME, MATE, LXDE etc....
Eu já usei vários sabores de GNU/Linux, e meu primeiro contato com Linux foi com o Slackware 9. Depois de um tempo usando e aprendendo a compilar pacotes, fazendo tudo manual, procurei alguns Linux que fosse rápido, simples, e tivesse um gerenciador de pacote rápido e inteligente para  usar. De inicio fui para o Debian, instalei demorei cerca de umas duas horas para baixar alguns pacotes, e um tempo para se acostumar com o maldito apt-get, e demorei cerca de uns 3 dias para deixar funcionando ... 

Após isso, voltei a procurar outra distro e instalei Kubuntu (ubuntu mais com KDE).
De inicio achei o sistema muito bom, além de parecer estável e de ter instalado todos os “drivers” no meu computador.  E novamente procurar pacotes e dependências foi um fracasso, toda hora que ia baixar um pacote, ele dependia de outro, porém essa dependência tinha que baixar antes, fora a demora para baixar.  Mas pra mim estava excelente, achava que minha internet na época era muito lenta, então não dei muita bola. Neste tempo que eu estava procurando um distro, cerca de um anos mais ou menos,  um amigo meu também estava procurando algo, e sem querer ele achou o Arch Linux, o qual instalou em seu computador e curtiu muito.

Este amigo levou o Arch lá em casa, e falou pra instalar, porém como todo usuário Debian, não quis dar o braço a torcer e ignorei-o, após ignorar fui baixar um software no qual ele comentou (de propósito), e ao fazer o apt-get e começar a baixar os pacotes, ele começou a rir de mim, sem eu saber o porquê.  Ao baixar o pacote que demorou cerca de uns 20 minutos ele me falou: Esse mesmo pacote baixou em 2 min, se não acredita, vamos fazer assim: eu instalo Arch Linux para você e se não gostar eu instalo o Debian novamente no seu computador.

Aceitei a proposta.

Ele instalou o arch Linux, que não demorou cerca de 10 min e de repente iniciou o sistema em tela preta. Pensei: fodeu, não inicia o X. Ele riu de novo, e me falou para largar mão de ser trouxa de pegar sistema pronto sem saber o que há por trás. Então ele me explicou que o arch era um sistema modular e caso eu quisesse algum ambiente de trabalho apenas teria que fazer o comando Pacman -Sy  nomedopacote, e foi o que eu fiz, pacman –Sy kde.

Na hora ele me deu uma lista de todos os pacotes do KDE, dependências, e tudo que eu precisava, aquilo foi fantástico, e sem contar que era tudo atualizado, organizado e diferente do kubuntu que era umas 2 versões atrás . Porém ele falou que se eu quisesse montar meu KDE , deveria apenas colocar pacman –Sy kdebse que viria apenas o básico para funcionar o KDE.

Após a instalação do KDE Base, tive que gerar  o xorg, e como usava placa nvidia, sempre usava o binário do site da mesma, ou seja, como iria baixar em “tela preta” sem saber qual era o endereço correto? Novamente riu de mim e falou: faz pacman –S nvidia.
Ao invés de baixar um driver de 40 MB que era na época, pelo pacman foi apenas 2 MB. Ou seja, em menos de 30 min eu estava com KDE instalado, e minha nvidia funcionando.

Em 2007 quando comecei com o Arch Linux, era tudo baseado em rc.conf então tudo tinha que ser iniciado por la: dbus, alsa, kdm, etc, eram iniciados por lá.
Ao iniciar o X, fique boquiaberta, a rapidez do sistema e a leveza do KDE, me apaixonei, porém ainda faltava instalar o alsa, e mais alguns app’s como Amarok, K3B, etc..
De novo cerca de uns 10 software não demorou 10 min.

Usei cerca de 1 semana, instalando aplicativos, testando o sistema e dando adeus ao maldito Debian ( e sistemas baseados nele) . Após vários dias usando, resolvi fazer a reinstalação  mas dessa vez usando apenas os softwares que eu queria e eram realmente necessários, fiz uma anotação no papel e bora lá. Reinstalei e ficou perfeito, usei cerca de 1 ano, até eu comprar meu notebook que nem viu a inicialização do Windows que veio nele.

Naquele tempo após mudar para o notebook, única coisa que me deu dor de cabeça foi o uso de wireless, que usava driver proprietário (Broadcom-wl) no ubuntu não mostra isso, ele é o Windows do Linux, ou seja você nem deve saber se usa algum driver proprietário, e como a cabeada estava funcionando numa boa, de início não tive dificuldades, então conheci o AUR, novamente o arch surpreendendo.

 Lá possui os pacotes que muitos desejam inclusive meu driver wireless. Instalei e pronto, wireless funcionando, só faltava agora um gerenciador de redes, rapidinho fui à internet e pesquisei, existiam dois, o network Manager próprio para o KDE e o Wicd o qual uso até hoje. Instalei o Wicd, junto com seu GUI wicd-gtk e inicio o serviço pelo rc.conf. 100% wireless funcionando pelo wicd. OBS: Atualmente uso driver b43.

Com o arch Linux, eu tive uma liberdade que muitos Linux não possuem, que era de ter os software sempre atualizado, procurar pacotes de forma fácil via pacman (usando o comando –Ss) remover pacotes que não queria mais, inclusive com todos as dependências daquele pacote, um fórum super ativo em Pt-Br, uma página wiki super simples e sempre direto ao ponto de tudo que você quer saber.

Claro Em 7 anos usando Arch Linux, houveram algumas mudanças drásticas que quebraram meu sistema , mas calma, sempre haviam maneiras de resolver, e sempre, mas sempre mesmo, o site do arch avisava sobre certas quebras ou problemas que iriam ocorrer, e sempre me preparava. Até hoje em dia, formatei minha máquinas atual (meu notebook de 2008) apenas umas 5 vezes, não por lentidão ou por problemas do sistema, mas sim pelo fato de ter mudanças que era melhor ter o sistema zerado.

Hoje em dia o Arch Linux mudou tanto que a sua instalação continua sendo simples, mas de tão simples, que caso você saiba como funciona, que com cerca de 5 comandos você tem ele instalado no seu computador , isso tudo em menos de 15 minutos.

Tá mas porque deveria usar o Arch Linux?
Vou citar 10 itens (não vou citar mais porque o conteúdo já esta grande) para você mudar de distro.

1.       Sistema sempre leve
2.       Gerenciador de pacotes é super-rápido
3.       Tem milhares de pacotes em seu repositório oficial e milhares de pacotes no AUR (aur seria mais ou menos um repositório de aplicativos ou pacotes que estão defasados e/ou para fases de teste e desenvolvimento, assim como pacotes pagos como o nero linux)
4.       Sistema Rolling Release, ou seja, sempre estará atualizado.
5.       Mudanças são boas, não queira ficar sempre com um pacote antigo ou que atualizam a cada seis meses.
6.       Todos os ambientes gráficos possuem meta pacotes, ou seja, pode ser instalado o mínimo de cada interface.
7.       Pacotes não se conflitam: ou seja, caso deseje instalar um pacote e ele é equivalente á algum outro, ele vai te avisar e a resposta padrão para este tipo de coisa é sempre não, o pacman não deixa você fazer besteiras. E caso queira aceitar, ele retira o pacote conflitante do sistema.
8.       Você se torna mais esperto e mais atualizado em tudo.
9.       Você pode desinstalar um pacote com todas as dependências que usou sem quebrar qualquer outro pacote.
10.   Usando o comando pacman –Rnucs você remove todas as dependências, e pacotes que você queira, é possível deixar seus sistema zerado apenas fazendo isso e recomeçar tudo de novo.
11.   EXTRA: hoje em dia o arch usa o plasma como desktop KDE, então para instalar pacote base, use pacman –S  plasma-desktop

O que mais você quer saber sobre o Arch?

  • Pacman –Syu   atualiza todo sistema
  • Pacman –Syy  força a atualização de repositórios (usado caso tenha mudado algum mirror)
  • Pacman –Ss procura algum pacote
  • Pacman –Rd remove pacotes sem as dependências
  • Pacman –Rnucs remove pacotes com dependências


Existem outros comando para o pacman, mas estes citados acima são os básicos que a maioria vai usar.

Ao contrário do que vejo pela internet, o Arch Linux é muito fácil de usar, não é e nem pode se considera um bicho de 7 cabeças como muitos, mas muitos falam por ai.  Então se você é um usuário Debian, Ubuntu, Kubuntu, ou qualquer outra distro, aconselho você instalar o arch Lnux: Instalação completa aqui no fórum


Caso achei difícil por seu usuário novo em Linux, dou total  apoio ao uso do Manjaro ou Antergos, que são 100% baseados no arch, mas caso gostem da maneira arch de ser, instalem o Arch Puro, nada melhor que um sistema no qual você escolhe o que quer. 

SHARE THIS
Previous Post
Next Post